sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Mi piace cantare!

Olá, visitantes!

Esse é um espaço para quem ama cantar, assim como eu. Dedico minha vida à música e ao canto e sou uma eterna e apaixonada estudante dessa arte. Ao longo dos meus estudos, aprendi muitas coisas, que quero compartilhar aqui com vocês! Espero que eu possa levar o canto a outros cantos, como sempre sonhei.
Voltem sempre!

[...]

Nesse primeiro post, vou falar de amor ao canto. Não podia ser diferente, já que essa foi a maior razão de eu criar este blog.

Estudar canto é estudar a si mesmo. O canto é uma das áreas da música que mais está ligada ao nosso íntimo. Tantas vezes já vi e vivi momentos de extrema catarse emocional pelo simples fato de cantar (ou não conseguir cantar). São lágrimas doloridas ou gargalhadas deliciosas. Acabei reparando que quando eu ficava resfriada ou rouca, ficava também deprimida. A voz é quem nós somos. Nós precisamos aceitar a nossa própria voz e a nossa personalidade.

A minha primeira dica é que você esteja sempre consciente de que canta por amor ao canto. Não adianta ir estudar porque esse é o sonho dos seus pais ou porque você quer ser muito famoso. E também não adianta cantar mecanicamente, sem conseguir expressar coisa alguma. Certa vez tive que enfrentar um vazio na alma quando cantava e não foi difícil descobrir o porquê. Estava estudando tanto a técnica vocal, que não me envolvia mais com a música. Cantar as notas não é cantar. Cantar é passar uma mensagem com a voz, com o corpo e o coração.

Por isso, mantenha sempre o seu coração na música, porque mais importante que cantar afinado é cantar com significado.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário