quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Canto e áreas conexas

Esse é o nosso segundo post sobre o estudo do canto (Veja "Como estudar canto"). Isso porque organizar bem o seu tempo de estudo faz toda a diferença. "Qual ordem devo seguir?", "Qual a importância?", "A que devo dar ênfase?".

Estudar canto envolve diversas áreas: o exercício físico, a boa alimentação, a técnica vocal, o repertório, entre outros. É importante ser disciplinado. Uma opção é estruturar seu tempo e estudos considerando os seguintes itens abaixo. Você precisará adaptar as áreas às suas necessidades reais. Você pode também substituir, retirar ou adicionar itens da lista. Conte para nós como você estuda!



Áreas Intrínsecas
1) Melodia/Ritmo: Se você ainda não conhece bem a música que canta, precisa estudar as notas que vai cantar. Mesmo que você não use partitura para ler as notas, procure estudar as suas músicas entoando a melodia, sem cantar o texto. Mesmo que você conheça bem a letra da música, é preciso ter cada som muito claro na sua cabeça. Às vezes cantar com o texto atrapalha a afinação. Ao adicionar o texto, nós adicionamos articulação e interpretação. Faça cada coisa a seu tempo.
2) Significado/Tradução: Qualquer que seja a música que você cante, é importantíssimo saber o que ela diz. O cantor precisa passar uma mensagem. Gaste um tempo dedicando-se a interpretar a letra da música. Se ela estiver em outro idioma, você deve saber o que diz cada palavra. Isso te ajudará a interpretar a música corretamente.
3) Pronúncia/Dicção: Você precisa também se dedicar a aprimorar a pronúncia e a dicção do que for cantar. Mesmo quando cantamos na nossa língua materna, frequentemente não pronunciamos as palavras satisfatoriamente. A articulação das palavras é importante para que todos entendam o que você está cantando.
4) Técnica vocal: A técnica vocal serve ao aperfeiçoamento da voz. Com ela conseguimos projetar nossa voz da forma mais saudável e mais bela. Você precisará fazer exercícios de respiração, de projeção e de articulação.
5) Pesquisa: Se você está lendo este blog, já está seguindo este item. Busque conhecimentos por conta própria. Leia sobre fisiologia da voz, veja vídeo-aulas, ouça muitas interpretações e analise.
6) Interpretação: Agora é a hora de unir tudo que listamos acima. Você precisa passar a mensagem. Sinta a música enquanto canta. Você pode exercitar a interpretação cantando para um espelho, para seu professor de canto ou para um amigo. A boa interpretação é aquela que convence quem te ouve de que o sentimento é seu. Interpretação abrange articulação e ênfase das palavras, movimentação corporal, o olhar, o uso das mãos, das dinâmicas, fraseado e muito mais. Mas cuidado! Se você mergulhar com tudo na sua interpretação, pode se perder em lágrimas ou um ataque de riso e comprometer todo o seu trabalho.

Áreas Extrínsecas
7) Alimentação/Saúde: Cuide da sua saúde. Procure largar maus hábitos e dedique-se à sua alimentação. Não pule refeições e escolha bem o que come. A alimentação nutre o corpo. E o corpo é o seu instrumento de trabalho.
8) Exercícios físicos: "Mente sã em corpo são." Exercite-se. Alguns exercícios são mais populares entre os cantores, como pilates e dança.
9) Meditação/Concentração: Essa área não é intrínseca ao canto, mas é muito importante. Exercite esvaziar sua mente, concentre-se na sua respiração. Tenha consciência de cada parte do seu corpo. Isso o ajudará a diagnosticar tensões e a ter melhor domínio da sua técnica.
10) Alongamento: O alongamento ajuda a relaxar os músculos sempre que há um foco de tensão. Ele também ativa a circulação sanguínea e aumenta a disposição.
11) Espiritual/Psicológico: Como está seu estado psicológico? Talvez você deva procurar um psicólogo, um hobby ou válvula de escape, um grupo religioso de sua preferência ou procurar nutrir pensamentos positivos. Esse quesito é muito pessoal e você precisa encontrar algo que funcione para você. Talvez precise fazer uma boa faxina em sua vida.
12) Repouso: Durma! Descanse! O corpo precisa de repouso. O recomendado é uma média de 8 horas de sono por dia.

Áreas Auxiliares
13) Harmonia: Estudar Harmonia é muito útil ao cantor. Ajuda muito na afinação e na musicalidade. Ter contato com algum instrumento harmônico é o ideal. Experimente o teclado, piano ou violão.
14) Solfejo/Ritmo: O solfejo e a leitura musical são importantes para os cantores profissionais. Eles também auxiliam na afinação e no ritmo.
15) História da Música: O estudo da história da música (seja popular ou erudita) ajuda a interpretar determinada peça em seu devido contexto. Entender mais sobre o que você canta é sempre uma boa ideia. Procure entender quem era o compositor, onde ele viveu, em que contexto viveu e o que ele pode ter procurado expressar com sua música.


Bons estudos e até logo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário