segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cuidados com a voz (O que não fazer?)

Olá, pessoal! Hoje o assunto é Higiene Vocal. Se você já se perguntou "Como posso cuidar melhor da minha voz?", fique atento às dicas a seguir.





Os cuidados com a voz não são um assunto exclusivo dos cantores. Todos os profissionais da voz precisam ficar ligados (especialmente professores!). São comuns, porém, muitos mitos ou exageros em torno dos cuidados com a voz. Vamos esclarecendo que cada organismo tem suas particularidades. Uns são mais sensíveis que outros; mas certas posturas vocais - que podem não trazer danos aparentes - podem vir a se manifestar mais tarde, caso você não se cuide. Aí vão 11 conselhos importantes sobre o que NÃO FAZER:

1) FUMO: Qualquer tipo de fumo tem efeitos na voz. A fumaça resseca a mucosa da prega vocal e, por isso, você tem grandes chances de ficar rouco. Existem, porém, muitos cantores fumantes. A maioria deles apresenta vazamento de ar na voz ou uma voz frágil.

2) DROGAS E REMÉDIOS: As drogas são nocivas ao cantor, pois agem sobre o sistema nervoso central. Isso dificulta imensamente a consciência que o cantor tem de seu corpo e de sua voz. Provavelmente fará abuso vocal quando sob efeito de drogas ou álcool. O uso de qualquer droga ou remédio relaxante ou calmante diminui a sensação física que o cantor tem de seu aparelho vocal.

3) COMIDAS CONDIMENTADAS: A ingestão de comidas condimentadas ou muito gordurosas aumentam a chance de refluxo gástrico. Isso significa que o ácido gástrico sobe pelo esôfago e pode chegar à laringe. Assim sendo, a acidez age sobre a mucosa das pregas vocais, causando problemas vocais. É importante evitar esses alimentos antes de cantar.

4) SORVETE E GELADOS: Evite tomar gelados antes de cantar. Quem já estudou física sabe que o frio faz os corpos se contraírem. Assim acontece com a prega vocal. Se você aquecer a voz e tomar uma água gelada depois, pode ter que aquecer de novo. Se não tiver outra água disponível e você estiver com muita sede, experimente guardar a água na boca por algum tempo antes de engolir.

5) DERIVADOS DO LEITE: O sorvete, além de gelado, é derivado do leite. Derivados do leite estimulam a produção de muco e da saliva grossa. A produção exagerada de muco cai sobre as pregas vocais e causa desconforto na hora de cantar. O famoso pigarro. Porém, existem pessoas que têm a saliva mais grossa que outras, então isso pode não ser problema para todos. Você precisa testar.

6) AR CONDICIONADO: A resistência ao ar condicionado também é pessoal. De todo modo, o ar condicionado resfria o ar retirando a umidade do ar. A falta de umidade resseca as pregas vocais.

7) PASTILHAS REFRESCANTES: Algumas pastilhas devem ser vitadas antes de cantar. As pastilhas anestesiam certas partes do aparelho fonador. Isso pode fazer você cometer um abuso vocal sem perceber.

8) EXERCÍCIO FÍSICO: Procure não falar muito enquanto faz intenso esforço físico. A tensão muscular em alguma parte do corpo induz a tensão muscular laríngea. Já percebeu que quando fazemos muita força nós fechamos a glote?

9) COMPETIÇÃO SONORA: Falar em ambientes muito barulhentos induz o esforço vocal. Há pessoas que não precisam sequer falar para ficarem roucas em ambientes assim. Nós internalizamos certas posturas vocais às vezes por observar alguém gritar ou cantar com muita tensão.

10) FRIAGEM: Pegar uma friagem não é problema para todos. Isso depende muito do seu sistema imunológico. O choque térmico provoca uma fragilização do sistema imunológico. Por isso muitos caem de cama por pegar um chuvisco e outros não sentem nada.

11) FALTA DE SONO: Já reparou que quando dormimos pouco a voz tende a ficar muito fraca ou rouca? É importante dormir! A falta de sono concentra ácido lático nas pregas vocais. Assim, as pregas ficam rígidas ou inchadas. Uma boa noite de sono é indispensável antes de um show ou concerto.



_______________________________________________________________________

PALAVRA DE ESPECIALISTA
Quer mais informações? Aqui você encontra uma apostila sobre higiene vocal, de Mara Behlau e Paulo Pontes:

Apostila: Higiene Vocal (BEHLAU, Mara; PONTES, Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário